segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN - 21 DE MARÇO



O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE comemorou no dia 21 de Março de 2012, o Dia Internacional da Síndrome de Down com uma caminhada, à Praça Dr. Alberto Feitosa Lima e visita às Escolas, com uma Ação Educativa e de conscientização, através de distribuição de FOLDER com o Tema: Síndrome de Down, com participação de alunos, pais, professoras e profissionais do Núcleo e entrevista à Emissora de Rádio Difusora com o referido Tema.

VALE RESSALTAR: O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome Internacional como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






AGRADECIMENTO ESPECIAL:
ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, PROFESSORES(AS) E PAIS.
PEDAGOGAS: Francisca Heloisa Leitão Lima e Monalisa Cidrão Torres.
PROFESSORA DE INFORMÁTICA: Liliane Rodrigues Lira.
FONOAUDIÓLOGA: Dra. Daniella Maia Nogueira.
ASSISTENTE SOCIAL: Dra. Alex-Sandra Maria Pereira de Melo Almeida
TERAPEUTA OCUPACIONAL: Dra. Maria Rozelia Bezerra Soares.
SECRETÁRIA: Devanilda Pereira Furtado Lemos.
PROFESSORA DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: Ismênia Silva
RÁDIO DIFUSORA DOS INHAMÚNS.


                    COORDENADORA DO NAPE: Simone Maria A. Feitosa Gonçalves Cavalcante




terça-feira, 23 de outubro de 2012

DEVOLUTIVAS DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TAUÁ.



No período de Setembro a Outubro de 2012 foram realizadas DEVOLUTIVAS nas Escolas Municipais e Estaduais: Jorge Massilon Cavalcante, BETESDA, Teresa Aragão Serra, Maria Celeste, Maria do Livramento da Costa Leitão, Maria Alexandrino Nogueira Marques, Cantinho do Saber, Maria Mota Lima, Espaço Educativo, Áurea Jataí Mota, João Firmino de Araújo, Vovó Clarinda, Júlio Rêgo, LICEU- Lili Feitosa, CEJA, Construíndo o Saber e Joaquim Pimenta dos alunos atendidos pelo  Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE com a participação da Equipe Multidisciplinar, Núcleo Gestor e Professores.




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

HISTÓRICO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO - NAPE. TAUÁ-CE

HISTÓRICO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO - NAPE
Profa. Irismar Alexandrino Feitosa Gonçalves

A implantação do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – NAPE, iniciou-se no final do ano de 1999, através da elaboração do projeto de instalação do mesmo. Foi realizada uma pesquisa, através dos agentes de saúde, nos municípios que compõem a CREDE 15 (Arneiroz, Aiuaba, Quiterianópolis, Parambu e Tauá), verificando-se que havia cerca de 300 pessoas necessitando de acompanhamento especializado.
Após o encaminhamento do ofício e do projeto de implantação do Núcleo de Educação Especial, houve a aprovação da SEDUC; em 2000, iniciou-se a construção de espaço físico, localizado na EEF Jorge Massilon Cavalcante, sendo exigência do Estado que o núcleo fosse localizado numa escola da rede municipal.
No dia 03 de maio de 2001 a prefeita que estava em Gestão, Dra. Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar, assinou convênio com o Governo do Estado do Ceará, através da SEDUC em conformidade com a Lei nº-8666/93 com o objetivo de descentralizar o atendimento às crianças e jovens com deficiência, através da implantação do Núcleo de Educação Especial na sede do município de Tauá.
Em julho do mesmo ano, iniciou-se a contratação da equipe técnica que comporia o Núcleo, sendo: 01 Assistente Social, 01 Psicólogo, 02 Terapeutas Ocupacionais, 01 Pedagoga, 01 Professora de Informática e 02 Fonoaudiólogas.
Após muito trabalho e dedicação, o Núcleo foi inaugurado no dia 19 de dezembro de 2001, levando o nome de Núcleo Pedagógico Especializado Profa. Irismar Alexandrino Feitosa Gonçalves, localizado na EEF Jorge Massilon, na Av. Odilon Aguiar s/n, Bairro Centro.
Hoje o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – NAPE conta aproximadamente de uma clientela de 466 alunos(as) com deficiência ( Auditiva, Visual, Intelectual, Múltiplas, Física, Síndrome de Down e Transtornos Globais do Desenvolvimento) além dos atendimentos com dificuldade de aprendizagem e acompanhamento familiar.

                             
                               
                              Simone Maria A. Feitosa Gonçalves Cavalcante
                                                Coordenadora do NAPE