quarta-feira, 17 de outubro de 2012

HISTÓRICO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO - NAPE. TAUÁ-CE

HISTÓRICO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO - NAPE
Profa. Irismar Alexandrino Feitosa Gonçalves

A implantação do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – NAPE, iniciou-se no final do ano de 1999, através da elaboração do projeto de instalação do mesmo. Foi realizada uma pesquisa, através dos agentes de saúde, nos municípios que compõem a CREDE 15 (Arneiroz, Aiuaba, Quiterianópolis, Parambu e Tauá), verificando-se que havia cerca de 300 pessoas necessitando de acompanhamento especializado.
Após o encaminhamento do ofício e do projeto de implantação do Núcleo de Educação Especial, houve a aprovação da SEDUC; em 2000, iniciou-se a construção de espaço físico, localizado na EEF Jorge Massilon Cavalcante, sendo exigência do Estado que o núcleo fosse localizado numa escola da rede municipal.
No dia 03 de maio de 2001 a prefeita que estava em Gestão, Dra. Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar, assinou convênio com o Governo do Estado do Ceará, através da SEDUC em conformidade com a Lei nº-8666/93 com o objetivo de descentralizar o atendimento às crianças e jovens com deficiência, através da implantação do Núcleo de Educação Especial na sede do município de Tauá.
Em julho do mesmo ano, iniciou-se a contratação da equipe técnica que comporia o Núcleo, sendo: 01 Assistente Social, 01 Psicólogo, 02 Terapeutas Ocupacionais, 01 Pedagoga, 01 Professora de Informática e 02 Fonoaudiólogas.
Após muito trabalho e dedicação, o Núcleo foi inaugurado no dia 19 de dezembro de 2001, levando o nome de Núcleo Pedagógico Especializado Profa. Irismar Alexandrino Feitosa Gonçalves, localizado na EEF Jorge Massilon, na Av. Odilon Aguiar s/n, Bairro Centro.
Hoje o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – NAPE conta aproximadamente de uma clientela de 466 alunos(as) com deficiência ( Auditiva, Visual, Intelectual, Múltiplas, Física, Síndrome de Down e Transtornos Globais do Desenvolvimento) além dos atendimentos com dificuldade de aprendizagem e acompanhamento familiar.

                             
                               
                              Simone Maria A. Feitosa Gonçalves Cavalcante
                                                Coordenadora do NAPE

   
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário